sábado, 11 de fevereiro de 2012



As diferenças entre Trademark e Copyright

Você que é designer ou publicitário já deve ter ouvido falar muito sobre Trademark e Copyright. Mas, nem todo mundo sabe quais são as diferenças exatas entre estes dois termos.
Por Alexandre Bigaiski
Para começar: Trademark: Marca Registrada (representada por “™” ou “®”); Copyright: Direitos Autorais (representado por “©”). E sim, são duas coisas diferentes. É importante que você entenda as diferenças para saber como proteger o seu trabalho e a marca do seu cliente.

O que é Trademark (Marca Registrada)

Uma Trademark, ou marca registrada, é definida basicamente como uma palavra, um símbolo, ou frase, usada para identificar uma empresa particular e distingui-la das outras empresas do segmento. Por exemplo, Mc Donald’s é uma Trademark (marca registrada) que a distingue das outras empresas de hambúrgueres, como o Burger King, por exemplo.

O que é infração de Trademark?

Isso acontece quando um designer ou uma empresa que produz logos copia ou recria um logo já existente. A infração de marca registrada, basicamente se define como “marcas registradas similares que criam confusão ao consumidor”.
Uma marca precisa ser única. Se houver duas marcas em que uma lembra a outra, o consumidor ficará confuso, o que leva a problemas de lealdade e identidade visual por parte do consumidor.
Se houver um caso no qual uma empresa queira processar outra por ter copiado a sua marca, ela pode. E isso pode trazer vários problemas. Normalmente, o que acontece, é que as duas empresas tentam entrar em um acordo, para que o caso não precise chegar à corte, o que raramente acontece.

O que é Copyright (Direitos Autorais

Geralmente, o copyright não é utilizado para logos de empresas. O copyright é mais utilizado para proteger artes ou trabalhos criativos individuais. Entretanto, em casos excepcionais, existem logos que são como obras de arte e que podem ser protegidos pelas leis do copyright. Como um designer, você pode proteger o seu trabalho com o copyright.
Desta forma, você protege o seu trabalho contra cópia. Qualquer um que deseje utilizá-lo deverá solicitar a sua permissão.

Diferença entre Trademark e Copyright

A Trademark (Marca Registrada) protege a marca de uma empresa, enquanto o Copyright (Direitos Autorais) protege o trabalho do designer. Entretanto, existe uma contradição nesta diferença. Se o seu trabalho for a marca de uma empresa, então o seu poder de detenção sobre ele torna-se nulo.
Isso significa que você não pode re-licenciar o seu trabalho para mais ninguém, porque ele está protegido pelas leis da trademark. O copyright, no caso de design de logos, não é tão forte como em outros campos tais como textos, publicações, pinturas etc.
Este artigo serve para você saber que, quando fizer o design de um logo para um cliente, este logo não é mais seu. Você não tem mais direitos sobre ele, vista que ele está protegido pela lei da marca registrada. Por isso, é de extrema importância que você entenda as diferenças entre Trademark e Copyright. Entendido?